quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Entrevista com os professores!

Fizemos uma pequena entrevista com professores de várias disciplinas. Procuramos fazer perguntas que fossem interessantes aos alunos. Porém, antes de mais nada, gostaríamos que vocês assistissem  um vídeo em que nossos professores deixam recados e conselhos bem bacanas! Vale a pena conferir!



Agora que você já assistiu ao vídeo, poderá  ler algumas das melhores respostas do nosso trabalho. Esperamos que vocês gostem!

O que os alunos refletem na sua vida?
Os alunos refletem na nossa vida muito mais do que imaginam, porque quando a gente chega na escola, prepara ‘’aquela aula’’ para vocês e nada dá certo, a gente espera o retorno de vocês, aquilo influencia no nosso dia, antes de qualquer coisa nos preocupamos e tentamos ajudar vocês.
 (Professora Juliana Vargas – Ed. Física)

O que o levou a se formar nessa profissão?
Na verdade, eu costumo dizer que eu não escolhi essa profissão, acaba que a profissão me escolheu.  Eu me vi cursando ciências sociais porque queria estudar a realidade social, e quando eu “me apeguei”, estava em sala de aula. Hoje em dia o reconhecimento dos meus trabalhos em meus alunos é o que me mantém durante todos esses anos, quase 10 anos em sala, fazendo isso que hoje em dia, dentre  todas as minhas profissões, é o que eu me sinto mais realizado.
(Professor Diego Mattos – Soc. /Fil.)

Como você prepara as suas aulas?
Eu sigo pelo currículo mínimo, que é uma orientação do governo. Também preparo minhas aulas uma semana antes, para ver o que realmente é necessário passar.
(Professor Anderson de Lima – Geografia)

Se vocês não fossem professores, qual outra profissão gostariam de seguir?
Bióloga.                                                          
(Professora Claudia- Física/ Química/Biologia)
 
 Nenhuma, sempre quis ser professor .
(Professor Thiago Marques- Matemática)

Quais os prós e contras da profissão?
Os prós é que o professor tem uma oportunidade, não só de passar o que ele sabe, o que ele vivenciou, mas ele sempre vivencia alguma coisa nova com os alunos. Vocês sempre passam alguma coisa para o professor, então apesar de a gente vir para ensinar, a gente também aprende. E os contras é que a gente tem que sempre brigar com o governo, sempre lutar contra ele, para ter um pouquinho de reconhecimento, o que é um absurdo.
 (Professor André Reis – L. Portuguesa)

Se pudesse mudar algo na escola, o que mudaria ?
Faria uma triagem de alunos, tiraria os alunos desinteressados, alunos faltosos.
(Professora Wanessa dos Santos – Inglês)

Eu mudaria a falta de comprometimento dos alunos, a falta de compromisso dos responsáveis e a falta de apoio e respeito maior entre os colegas de trabalho.
(Professora Cláudia Gomes -Fís./Quím./Biologia)

Quais são as suas expectativas quanto aos alunos?
A expectativa é sempre que vocês consigam o melhor para vocês, porque o futuro do país depende de vocês.
 (Professora Juliana – Ed. Física)

O que você procura nos trabalhos dos alunos?
Eu tento fazer com que os alunos pensem, que eles sejam originais nas respostas deles. A gente procura fazer com que o aluno seja honesto, não que ele busque a resposta certa, mas que ele traga a resposta dele. É o que eu não tenho conseguido. Sempre me trazem respostas iguais e isso me deixa chateado, pois gostaria de obter do aluno mais originalidade, honestidade na hora dele responder, e na hora dele formular a sua resposta.
(Professor André Reis – L. Portuguesa)

Quais são as características dos seus alunos bem-sucedidos?
Normalmente os alunos bem-sucedidos apresentam uma “falta” de contato com o restante da turma, porque normalmente são os alunos que têm um pouco de visão mais à frente, que focam mais na matéria, que questionam mais o professor, e normalmente são vistos como diferentes da turma. O que deveria ser uma característica comum de todos, que é todos prestarem atenção, todos pensarem que a educação leva eles a um lugar melhor, mas infelizmente não é isso o que acontece. Os alunos bem-sucedidos apresentam um interesse muito grande pelo conteúdo, pela disciplina e às vezes têm uma busca maior pela educação, porém eles não têm o contato com os outros alunos, porque são vistos como “esquisitos” ou “os que querem fazer demais” ou algo do gênero.
(Professor Diego Mattos – Soc. /Fil.)

O que acha da escola e do ensino?
A nossa escola esse ano começou a mudar muito. Ela tinha muitos problemas nos anos anteriores, e esse ano acho que a equipe está unida e a gente está tentando mudar um pouco a visão que a nossa comunidade tem da escola. Os profissionais estão comprometidos e aos poucos os resultados estão surgindo, todos envolvidos no projeto para tentar trazer o melhor para alunos.
(Professora Júlia – História)

Trabalho realizado pelas alunas Beatriz, Bruna, Estela, Helena e Lorrane da turma 1001.
Revisão e edição dos textos: Professora  Thalita Reis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário